Pesquisar

Ceará

Ceará

Quixadá recebe o 29º Encontro dos Profetas das Chuvas neste sábado (11)

Evento celebra a cultura popular e destaca previsões climáticas para 2025.
O evento reflete a riqueza da cultura nordestina e a sabedoria acumulada por aqueles que convivem e se adaptam às adversidades do semiárido. (Foto: IFCE)

A cidade de Quixadá será palco do 29º Encontro dos Profetas das Chuvas, evento que reúne conhecimentos populares sobre a previsão do período de chuvas no Ceará. Organizado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o encontro acontece neste sábado (11) e busca valorizar as tradições locais, promovendo um diálogo entre os saberes empíricos e a ciência.

Os profetas e profetisas participantes utilizam métodos baseados na observação da natureza e no conhecimento transmitido por gerações para prever as condições climáticas. Esses métodos são amplamente respeitados pelas comunidades rurais, que dependem diretamente da chuva para a agricultura e outras atividades econômicas.

Além das previsões, o evento contará com uma programação cultural diversa, incluindo atrações musicais, o plantio de mudas no Jardim dos Profetas e homenagens a personalidades ligadas à cultura, saneamento básico, recursos hídricos e agricultura. Este ano, o encontro terá a presença especial de profetas vindos do estado do Piauí.

Origem do encontro
Criado em 1996 pelo assessor da Presidência da Cagece e especialista em Saneamento Rural, Hélder Cortez, com o apoio do empresário João Soares, o Encontro dos Profetas das Chuvas se tornou uma tradição única no semiárido brasileiro.

“O encontro dos profetas é uma cultura popular que nós estamos resgatando, que só existe no semiárido brasileiro. Vocês vão se surpreender com a capacidade de compreensão e entendimento dos homens simples com a natureza do nosso estado”, conta Hélder Cortez.

Mais notícias

plugins premium WordPress