Ceará
Ceará
Uma queda de energia na torre de controle da Base Aérea de Fortaleza na madrugada deste sábado (4) impactou as operações do Aeroporto Internacional Pinto Martins, resultando no atraso de oito voos e no cancelamento do pouso de uma aeronave que vinha de Recife. O incidente ocorreu às 4h29, com a energia sendo restabelecida somente às 7h20.
De acordo com a Fraport, administradora do terminal de passageiros, o aeroporto manteve suas atividades no terminal com energia normal durante o período da interrupção. No entanto, a operação de pousos e decolagens foi afetada devido à falha na torre de controle, que é gerida pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, da Força Aérea Brasileira.
Enquanto as atividades estavam suspensas, um avião que deveria pousar em Fortaleza precisou retornar ao Recife. Outros oito voos enfrentaram atrasos na decolagem, com algumas aeronaves permanecendo no solo já com os passageiros a bordo. A Fraport explicou que a decisão de manter ou desembarcar os passageiros cabe ao piloto de cada companhia aérea.
A Força Aérea informou que equipes técnicas foram acionadas imediatamente para identificar e corrigir o problema. As causas da interrupção ainda estão sendo investigadas, e a operação na torre foi completamente retomada às 7h20.