Ceará
Ceará
A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) apresentaram o projeto viário do Cambeba, que pretende otimizar o tráfego nas entradas e saídas do Centro Administrativo do Estado e melhorar a circulação interna de veículos. O estudo também prevê o aumento no número de vagas de estacionamento, além de melhorias na sinalização e urbanização do local. A reunião ocorreu na sede da Seplag-CE, no próprio Cambeba.
O diretor de Trânsito do Detran-CE, Júlio Cavalcante, explicou que a análise considerou o fluxo da avenida José Américo até a entrada do Cambeba, levando em conta o crescimento dos órgãos instalados, o aumento de visitantes e os problemas relatados por usuários. “Um dos pontos críticos foi a saída (de veículos) no fim do expediente. Quanto à saída do Cambeba, os carros saem ao mesmo tempo. Então, fomos estudar o fluxo dentro do Cambeba na hora da saída e chegamos à solução de ampliar os acessos. Serão três saídas e três entradas”, ressaltou.
Para resolver o problema da falta de vagas, Cavalcante destacou a proposta de criação de bolsões de estacionamento. “Precisávamos retirar os veículos da área de rolamento e guardá-los em um lugar que não atrapalhasse (o fluxo)”, afirmou. O secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, elogiou o trabalho e destacou que o projeto é essencial para garantir mais qualidade de vida aos servidores e à comunidade que utiliza o espaço para lazer e práticas esportivas. Com a apresentação do projeto, a Seplag inicia agora a fase de definição dos orçamentos e divisão de responsabilidades para a execução das intervenções.