Economia
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A Petrobras registrou uma produção total de 2,689 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) no terceiro trimestre deste ano, o que representa uma ligeira queda em relação ao segundo trimestre, com 2,699 milhões boed, e uma redução mais acentuada comparada ao mesmo período de 2023, quando o número foi de 2,880 milhões boed. Entre os principais destaques operacionais, a Petrobras apontou o início da produção do FPSO Sepetiba, no campo de Mero, e a adição de novos poços nos campos de Búzios e Tupi.
A participação de óleo do pré-sal no processamento total de petróleo nas refinarias da Petrobras atingiu um recorde de 73% no trimestre, representando um aumento de 4 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. Esse volume foi impulsionado pela marca mensal de 76% em agosto, a maior já registrada para o óleo do pré-sal.
Com um aumento de 4,2% na produção e vendas de derivados no mercado interno em comparação com o trimestre anterior, a Petrobras foi favorecida pela alta sazonal na demanda. O fator de utilização total (FUT) das refinarias da companhia atingiu 97% em setembro, o melhor índice mensal registrado em 2024.
A produção diária de derivados alcançou 1.818 mil barris, com 68% deste total correspondendo a produtos de alto valor agregado, como diesel, gasolina e querosene de aviação (QAV). Durante o trimestre, a produção de gasolina foi de 438 mil barris por dia, e o diesel com conteúdo renovável (Diesel R) apresentou um aumento contínuo ao longo dos três meses, chegando a 3,7 mil barris por dia (Mbpd) em setembro, o dobro do recorde anterior registrado em abril deste ano.
As vendas de asfalto da Petrobras também aumentaram, totalizando 816,7 mil toneladas. O diesel teve um aumento de 6% nas vendas, devido à maior demanda do terceiro trimestre, enquanto as vendas de gasolina cresceram 1% em relação ao segundo trimestre de 2024.
O volume de vendas de GLP (gás liquefeito de petróleo) registrou uma alta de 3,2%, impulsionada pela maior atividade no setor industrial e pela média de temperaturas mais baixas nos principais centros de consumo, o que elevou a demanda pelo produto no terceiro trimestre.