Ceará
Ceará
A Prefeitura de Fortaleza está intensificando os serviços de manutenção e limpeza de bueiros em Fortaleza, canais e lagoas como parte de um trabalho preventivo para a quadra chuvosa. Até o momento, a operação integrada já desobstruiu 10.403 bocas de lobo, 143 canais e 34 lagoas, com o objetivo de melhorar o escoamento das águas e reduzir os riscos de alagamentos.
O trabalho é coordenado pela Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor) e executado em parceria com diversas secretarias. As equipes realizam a limpeza manual e mecanizada das estruturas, removendo lixo, areia e outros sedimentos que impedem a passagem da água. “A cada chuva, toneladas de resíduos são levadas para dentro da rede, e nossas equipes atuam diariamente para reduzir os riscos”, explica Igor Brito, gerente da Cegor.
Apesar do esforço contínuo do poder público, a colaboração dos cidadãos é decisiva. Grande parte das obstruções é causada pelo descarte inadequado de lixo e entulho em vias públicas. “O descarte correto é uma atitude que beneficia toda a cidade. O nosso trabalho é diário, mas a colaboração da população faz toda a diferença”, reforça Júlio Brasil, coordenador adjunto da Cegor.