Ceará
Ceará
A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, nesta terça-feira (2), o Espaço Girassol Regional 5, primeira unidade terapêutica da rede, localizada na Policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho, no bairro Bonsucesso. Com capacidade para 3.800 atendimentos mensais, o equipamento amplia a rede de cuidados voltada a crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento ou em sofrimento psíquico.
De acordo com o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, a iniciativa reforça o compromisso da gestão em oferecer terapias multiprofissionais em todas as regionais da Capital. Ele lembrou que, há um mês, foi inaugurado o Centro de Diagnóstico Girassol, no bairro Edson Queiroz. Agora, o novo espaço marca a descentralização dos serviços e a ampliação do atendimento especializado.
“Nosso objetivo é garantir acompanhamento completo, com neuropediatras, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros profissionais de referência”, afirmou Evandro Leitão.
A unidade inicia as atividades com 30 profissionais especializados, incluindo neuropediatras, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e musicoterapeutas. São 15 salas de atendimento individual e cinco destinadas a terapias em grupo, promovendo integração e apoio contínuo.
A primeira-dama Cristiane Leitão, idealizadora do projeto, destacou que o espaço transforma diagnósticos em ações concretas: “Inclusão não pode ficar apenas no discurso, precisa ser efetiva”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, Léo Couto, ressaltou que Fortaleza avança de forma consistente na pauta da inclusão, citando também a criação dos espaços Evoluir e o fortalecimento do Plano Fortaleza Inclusiva. Ele lembrou que os novos equipamentos foram inspirados em experiências de sucesso como o Ciadi da Assembleia Legislativa do Ceará.
Em casos de suspeita de neurodivergência, a porta de entrada é a consulta em posto de saúde, com clínico geral ou pediatra. Após avaliação, o paciente pode ser encaminhado ao Centro de Diagnóstico Girassol e, posteriormente, ao Espaço Girassol ou outras unidades da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD).