Poder
Poder
O prefeito reeleito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo (Braguinha), foi preso nesta quarta-feira (1º), em cumprimento de um mandado judicial expedido pela Justiça do Ceará. A prisão ocorreu antes da posse para o segundo mandato, sob a acusação de suposta ligação com uma facção criminosa.
Situação administrativa
Devido à ausência do prefeito e ao impedimento do vice-prefeito Gardel Padeiro (Progressistas) de assumir o cargo, a gestão municipal ficará temporariamente sob responsabilidade do presidente da Câmara Municipal, Joel Barroso, eleito nesta quarta-feira. Joel Barroso é filho de Braguinha.
Agravantes na investigação
Entre os pontos investigados está a entrega de um veículo Mitsubishi Eclipse Cross, no Rio de Janeiro, a Anastácio Paiva Pereira, conhecido como “Doze”, apontado como chefe de uma facção criminosa (CV) que atua em vários municípios da Zona Norte do Ceará. A entrega do veículo teria sido realizada por servidores municipais, o que agravou as suspeitas contra o prefeito.
Defesa
A defesa de Braguinha nega qualquer envolvimento do prefeito com atividades criminosas. Os advogados afirmam que ele não tinha conhecimento da entrega do veículo e, ao ser informado, exonerou os servidores envolvidos.
A Justiça deve decidir sobre os desdobramentos do caso nos próximos dias. Enquanto isso, o município de Santa Quitéria aguarda a definição sobre a posse definitiva ou a realização de novas eleições caso a situação do prefeito se mantenha inalterada.