Entretenimento
Entreterimento
A Pré-Bienal da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará inicia sua programação nesta sexta-feira (14), como parte do evento Social Massa, realizado em parceria com a Associação União de Jovens do Vicente Pinzón (UJVP). A iniciativa, que integra o Programa Ceará Sem Fome, busca levar a literatura para escolas, bibliotecas comunitárias e cozinhas sociais, conectando leitura, educação e segurança alimentar. No sábado (15), as atividades continuam com uma edição especial da Quadra Literária da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece).
Com foco na produção literária feminina, a Pré-Bienal destaca a contribuição das mulheres na literatura, promovendo debates sobre suas trajetórias e resistências. A programação inclui contação de histórias, saraus, rodas de conversa, oficinas de desenho e dedoches, zines, círculos de leitura, rotas literárias e lançamentos de livros. As atividades também ocorrerão na Casa de Antônio Conselheiro, na Casa de Saberes Cego Aderaldo e no Centro Cultural do Cariri.
XV Bienal Internacional do Livro do Ceará
A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará acontecerá de 4 a 13 de abril de 2025, no Centro de Eventos do Ceará, com entrada gratuita. Com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, o evento será um espaço de encontro e diálogo sobre a literatura e suas múltiplas formas de expressão.
A curadoria desta edição é inteiramente feminina, composta pelas escritoras Sarah Diva Ipiranga, nina rizzi, Amara Moira e Trudruá Dorrico, sob a coordenação de Maura Isidório. A Bienal é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e apoio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Os patrocinadores incluem Rede Itaú, Cagece e Cegás.
Destaques da programação da Pré-Bienal
•Contação de histórias – Contos milenares transmitidos oralmente, abordando temas como princesas, amizade e narrativas populares.
•Sarau – Leitura de poemas de diversos autores brasileiros, com microfone aberto para o público.
•Roda de conversa – Reflexão sobre a presença da poesia no cotidiano, com participação do poeta Talles Azigon.
•Mediação de leitura – “Vetescuruminserês” – Atividade lúdica baseada no poema homônimo, estimulando a criatividade dos participantes.