+ Notícias
+ Notícias
Os candidatos do Enem 2025 têm até esta sexta-feira (27) para realizar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85. O pagamento é condição para a confirmação da inscrição no exame, inclusive para aqueles que geraram o boleto com vencimento anterior à prorrogação do prazo. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país, com exceção de três cidades do Pará.
A Guia de Recolhimento da União (GRU-Cobrança) deve ser acessada exclusivamente pela Página do Participante, disponível no portal oficial do Enem. O boleto pode ser pago via Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. Para pagamentos por Pix, basta escanear o QR Code presente no boleto. Também é possível quitar o valor em casas lotéricas e agências bancárias físicas.
Estudantes que concluirão o ensino médio em 2025 em escolas públicas são isentos da taxa. Os demais candidatos devem garantir o pagamento até o final do dia desta sexta-feira para validarem suas inscrições.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem enviado mensagens por e-mail e WhatsApp para os candidatos que ainda não efetuaram o pagamento. O conteúdo inclui as opções disponíveis para quitação da taxa. Participantes que já pagaram podem desconsiderar a notificação.
As provas do Enem 2025 ocorrerão em duas etapas: nos dias 9 e 16 de novembro. Nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no estado do Pará, os exames serão aplicados em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP 30, que ocorrerá em Belém.
A prova é composta por 180 questões de múltipla escolha nas áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além de uma redação dissertativa-argumentativa.