Pesquisar

Ceará

Ceará

Posto de Saúde Rigoberto Romero é reinaugurado em Fortaleza

Unidade no bairro Cidade 2000 passou por requalificação completa e beneficia cerca de 20 mil pessoas.
O posto foi reinaugurado nesta terça-feira (22) e contou com a presença do prefeito Evandro Leitão e da secretária de Saúde, Socorro Martins. (Foto: Marcos Moura)

A população do bairro Cidade 2000, em Fortaleza, voltou a contar com os serviços do Posto de Saúde Rigoberto Romero, reinaugurado nesta terça-feira (22) após uma ampla reforma estrutural. Com investimento total de R$ 2 milhões, sendo R$ 900 mil aplicados na atual gestão, a unidade atende cerca de 20 mil pessoas com cinco equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e cinco equipes de Saúde Bucal.

As obras, que estavam paralisadas desde novembro de 2024, foram retomadas em janeiro e incluíram pintura geral, modernização da área odontológica, revisão elétrica na sala de zoonoses, melhorias no sistema de drenagem para evitar alagamentos e instalação de rampas e corrimãos para garantir acessibilidade.

Durante a entrega, o prefeito Evandro Leitão destacou o compromisso com a reestruturação da rede municipal de saúde. “Estamos entregando uma unidade com atendimento de excelência, com mais de 40 profissionais e toda a infraestrutura necessária para o cuidado à saúde da população”, afirmou. O gestor também reafirmou que a distribuição de medicamentos deve ser normalizada até o fim de abril.

A nova estrutura conta com nove consultórios médicos, salas para prevenção ginecológica, coleta, curativo, três cadeiras odontológicas, escovódromo, farmácia, sala de reuniões, sala de vacinação, Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC) e uma sala de apoio à mulher que amamenta.

A secretária municipal da Saúde, Socorro Martins, ressaltou a importância da atenção primária como porta de entrada do sistema. “É aqui que ocorre o contato direto com o usuário e sua família. Temos desafios, mas também um compromisso firme com o avanço na qualidade dos serviços”, declarou.

A programação de reabertura incluiu ações de vacinação antirrábica de animais e testes rápidos para leishmaniose em cães, em parceria com a Secretaria Municipal da Proteção Animal (SMPA).

Além dos atendimentos médicos e odontológicos, a unidade oferece exames laboratoriais, testes rápidos (HIV, sífilis, hepatites, gravidez, Covid-19), verificação de pressão e glicemia, curativos, vacinação, serviços de prevenção ginecológica, entre outros. A diarista Cláudia Faustino, moradora da região, comemorou a reabertura: “Mudou demais. Tá outra coisa. Nota 10.”

Mais notícias

plugins premium WordPress