Último fim de semana de convenções partidárias agitam política em Fortaleza
Principais opositores do prefeito José Sarto foram definidos para as eleições de outubro, com destaque para a presença de figuras nacionais e escolhas estratégicas para vice.
Da Redação
05/08/24 • 11h25
O fim de semana foi agitado na política da Capital. Às vésperas do encerramento do período para a realização de convenções partidárias, que se encerra nesta segunda-feira (5), os principais opositores do prefeito José Sarto (PDT) foram homologados para o pleito de outubro. Além nos nomes para concorrer ao Palácio do Bispo, as coligações definiram também os candidatos aos cargos de vereador.
A maior convenção ocorreu no sábado (3), promovida pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que confirmou a candidatura de Evandro Leitão, atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). O evento contou com a presença de figuras de peso como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Camilo Santana, embora a ausência de figuras como o senador Cid Gomes (PSB) e da deputada Luizianne Lins (PT) tenha sido notada. Durante o evento, Evandro Leitão agradeceu a Cid Gomes, mencionando a importância dele em sua trajetória política.
Outro destaque do sábado foi a convenção do União Brasil, que homologou Capitão Wagner como candidato a prefeito, escolhendo a pastora e conselheira tutelar Edilene Pessoa como vice. A escolha é vista como um aceno à comunidade evangélica e um esforço para consolidar apoio entre os eleitores de direita.
Eduardo Girão, do partido Novo, também teve sua candidatura confirmada no Hotel Mareiro, com Silvana Bezerra de Menezes, viúva do ex-governador Adauto Bezerra, sendo apresentada como vice.
No domingo (4), foi a vez do PSOL e da Rede Sustentabilidade realizarem seu encontro no Teatro São José, onde referendaram a chapa de Técio Nunes (PSOL) com Cindy Carvalho (Rede) como vice, mostrando a união das duas siglas na federação em Fortaleza. Quem abriu a maratona de convenções foi André Fernandes (PL), confirmado candidato a prefeito em um evento fechado na sexta-feira (2), ele terá a advogada e professora universitária Alcyvania Pinheiro como vice na chapa.