STF abre inquérito para investigar ex-ministro Silvio Almeida por denúncias de assédio sexual

Silvio Almeida será investigado pela Polícia Federal por acusações feitas durante seu mandato como ministro.

Da Redação
18/09/24 • 12h20

A investigação ficará a cargo da Polícia Federal e tramitará no STF. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (17) a abertura de um inquérito para investigar as denúncias de assédio sexual contra o ex-ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida. A decisão ocorre após Almeida ser exonerado do cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas o STF entende que as acusações devem ser apuradas pela Corte, pois ocorreram enquanto Almeida exercia a função de ministro.

As denúncias, divulgadas no início de setembro pelo portal Metrópoles e corroboradas pela organização Me Too, que atua na defesa de mulheres vítimas de violência, apontam que Almeida teria assediado diversas mulheres. Entre as vítimas estaria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, segundo informações veiculadas. No entanto, detalhes como os nomes e o contexto dos casos não foram revelados.

Em defesa, Silvio Almeida afirmou, em nota, repudiar as acusações, referindo-se a elas como “mentiras” e “ilações absurdas” com o objetivo de prejudicar sua reputação. O ex-ministro também ressaltou que qualquer denúncia deve ter materialidade, expressando tristeza com o ocorrido.