Senador Cid Gomes vai presidir subcomissão da Alfabetização na Idade Certa

Objetivo é fortalecer a colaboração para alfabetizar as crianças brasileiras na idade certa.

Da Redação
11/06/24 • 20h10

Senador Cid Gomes (PSB-CE) foi eleito por aclamação para a presidência. (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Foi instalada nesta terça-feira (11), no Senado Federal, a Subcomissão Permanente da Alfabetização na Idade Certa, presidida pelo senador Cid Gomes (PSB-CE), eleito por aclamação. A Subcomissão tem como objetivos fortalecer a colaboração para a alfabetização na idade certa, engajar o Senado nessa agenda, propor projetos para viabilizar a alfabetização das crianças e debater tecnologias e inovações que auxiliem na alfabetização escolar.

O senador destacou a experiência bem-sucedida de Sobral e do Ceará, defendendo que é replicável em todo o país. “Essa é uma política replicável e universalizável. O ministro Camilo tem um grande desafio, já implantou um programa nacional e certamente todos os agentes públicos brasileiros devem contribuir. A criação dessa Subcomissão visa ajudar o Ministério, os estados e os municípios a melhorar a alfabetização no Brasil”, afirmou.

Cid ressaltou a importância do engajamento dos gestores para o sucesso das políticas públicas de alfabetização na idade certa. “Como prefeito de Sobral, senti o dever de criar oportunidades para os jovens realizarem seus sonhos. Depois, como governador, me envolvi pessoalmente e instituímos o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), que foi abraçado por toda a comunidade escolar”, lembrou.

Na primeira reunião da Subcomissão, foi aprovado o plano de trabalho, que prevê a realização de cinco audiências públicas no Senado e quatro em diversos estados do país, além de visitas às secretarias de educação dos estados. A Subcomissão será composta pela senadora Zenaide Maia, como vice-presidente, e mais três membros titulares e cinco suplentes.