Semana da Conciliação e Mediação no Ceará renegocia R$6 milhões

Evento promovido pelo TJCE realizou mais de 4 mil audiências e envolveu mais de 12 mil pessoas.

Da Redação
27/06/24 • 12h49

Esta foi a segunda edição do mutirão realizado pelo Tribunal. (Foto: TJCE)

A II Semana Estadual da Conciliação e Mediação, organizada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), registrou um total de R$5.985.087,96 em valores negociados. O evento, que ocorreu de 10 a 14 de junho, contou com 4.069 audiências e a participação de 12.771 pessoas.

Durante a semana, foram realizadas 24 atividades educativas, incluindo palestras, com o objetivo de promover a cultura da conciliação e pacificação social, uma iniciativa alinhada com a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos. “A conciliação é uma via que merece atenção e esforço, pois apresenta possibilidades amplas para solucionar disputas de maneira consensual, o que muitas vezes supera os resultados de decisões tradicionais”, destacou a desembargadora Vanja Fontenele Pontes, supervisora do Nupemec.

Além disso, o projeto “Justiça Itinerante” levou serviços jurídicos até as comunidades mais distantes, utilizando um ônibus equipado para facilitar o acesso ao judiciário, especialmente no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. O ônibus, que é uma parceria entre o Judiciário, o Sindiônibus e o Ministério Público Estadual, foi personalizado pela Assessoria de Comunicação do TJCE para atrair e servir efetivamente o público-alvo.

Esta iniciativa do TJCE, além de facilitar o acesso à justiça, também ajuda a desafogar o sistema judicial, proporcionando uma resolução mais rápida e eficiente dos conflitos.