Sarto empossa novos agentes e afirma que Guarda Municipal terá arma de fogo

Força de segurança recebe 219 novos agentes, com planos de expansão e melhoria do videomonitoramento e patrulha.

Da Redação
30/05/24 • 04h27

Sarto informou que 800 agentes estão sendo treinados para utilizar arma de fogo. (Foto: Prefeitura de Fortaleza)

Nesta quarta-feira (29), o prefeito José Sarto deu posse para a primeira turma de aprovados no Concurso da Guarda Municipal de Fortaleza, realizada no Ginásio Paulo Sarasate. A turma é composta por 219 novos agentes, que agora fazem parte do esforço de reforço da segurança pública na cidade. Durante o evento, o chefe do executivo municipal afirmou que a força municipal passará a contar com arma de fogo.

A medida foi divulgada durante o anúncio do programa Mais Segurança, que inclui a aquisição de novos equipamentos e armamento para os guardas, além de um reforço nas ações de videomonitoramento e de patrulha. O programa visa melhorar a eficácia das operações de segurança e assegurar uma maior proteção aos cidadãos de Fortaleza.

Atualmente, a Guarda Municipal possui 800 agentes já habilitados com porte de arma de fogo. Com a nova medida, o Município está em processo de aquisição de 400 novas armas e a incorporação de 99 novas viaturas e 57 motocicletas para ampliar a capacidade de resposta da Guarda.

Além das melhorias materiais, o prefeito destacou a importância do investimento em capital humano: “Eu sou filho da escola pública. Mas hoje não basta investir em educação e na formação dos nossos jovens para garantir que as famílias possam melhorar de vida e realizar os seus sonhos. Não basta fazer Areninhas, não basta construir escolas de ensino integral e promover os nossos professores, não basta construir novos Cucas, não basta fazer o Passe Livre para todos os estudantes. Nada disso basta, porque nos últimos 10 anos Fortaleza passou a enfrentar um novo inimigo, que aterroriza os bairros populares e que, por onde passa, espalha droga, vício e morte: as facções criminosas,” enfatizou Sarto.

O prefeito também fez uma crítica ao Governo do Estado, afirmando que “Hoje, esse governo é parte do problema e não da solução”. Ele anunciou a decisão de capacitar e armar a Guarda Municipal: “Depois de pensar, estudar e planejar cuidadosamente, eu tomei uma decisão. E eu aproveito esse momento aqui tão importante, quando 219 cidadãos e cidadãs de Fortaleza se transformam em guardiões do povo, para comunicá-la: nós vamos capacitar e armar a Guarda Municipal da nossa cidade. Estamos iniciando imediatamente o treinamento de 800 guardas para o uso de arma de fogo.”

O Concurso da Guarda Municipal ofereceu, ao todo, 1.000 vagas. A remuneração para os cargos é de R$ 3.152,78 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, além de auxílio-alimentação e vantagens por desempenho. O processo de formação incluiu um curso intensivo em Fortaleza, abordando temas desde conhecimentos jurídicos até técnicas de acolhimento e mediação cidadã.