Lula troca de aeronave após problema técnico e retorna ao Brasil nesta quarta-feira (2)

Presidente esteve no México para posse de Claudia Sheinbaum e enfrentou falha no avião presidencial durante o retorno.

Da Redação
02/10/24 • 09h00

O avião do presidente precisou ficar cerca de cinco horas voando em círculos para despejar combustível. (Foto: Ricardo Stuckert)

Após participar da cerimônia de posse da presidente eleita Claudia Sheinbaum, na Cidade do México, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve chegar ao Brasil por volta das 10h30 desta quarta-feira (2). De acordo com informações da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave presidencial VC-1 apresentou um problema técnico após a decolagem.

Por questões de segurança, o avião precisou permanecer por cerca de cinco horas voando em círculos para despejar combustível, a uma altitude média de 3,8 mil metros. A aeronave pousou em segurança às 22h16 da terça-feira (1º) no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles (Santa Lucia – NLU), localizado a uma hora da Cidade do México.

Após o pouso seguro, Lula e sua comitiva embarcaram em outra aeronave da FAB para seguir viagem de volta a Brasília. O motivo exato do problema técnico no avião presidencial, um Airbus A329CJ, ainda não foi divulgado pela FAB. No entanto, os procedimentos de segurança foram considerados bem-sucedidos.

Lula esteve no México por dois dias em agenda oficial, com o principal compromisso sendo a posse da nova presidente mexicana.