Elmano recebe bombeiros cearenses após missão de resgate no Rio Grande do Sul
Equipe foi recebida no Palácio da Abolição e será agraciada com medalhas pelo serviço prestado.
Da Redação
30/05/24 • 04h07
Após 18 dias de intensa atuação nas áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a equipe de 13 bombeiros cearenses retornou ao Ceará, trazendo relatos impactantes de sua missão. “Era um cenário de filme”, “Quando vi as cidades, lembrei dos vídeos que tinha assistido da (guerra na) Ucrânia pela televisão”, “Foi algo incomparável”, foram algumas das descrições feitas pelos integrantes. Eles foram recebidos pelo governador Elmano de Freitas nesta quarta-feira (29), no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
Os bombeiros chegaram ao Rio Grande do Sul no dia 9 de maio e atuaram principalmente no município de Pelotas. “Hoje é um dia para agradecer vocês pelo trabalho, profissionalismo e missão cumprida. É um orgulho muito grande, não como governador, mas como cearense em saber do que foi feito por todos vocês no Rio Grande do Sul. Tenho certeza que esse é o sentimento também do nosso povo”, expressou o governador durante o encontro.
Durante a reunião, o tenente coronel Alex Ferreira, chefe da Casa Militar, anunciou que os membros da equipe receberão a Medalha do Mérito da Casa Militar, Medalha Desembargador Moreira da Rocha, em reconhecimento ao seu valoroso serviço.
A soldado Iara Noronha, única mulher da equipe e especialista em busca e resgate em estruturas colapsadas, compartilhou que a experiência foi marcante e enriquecedora. “Foi uma experiência muito grande e eu fui totalmente entregue para poder ajudar o maior número de pessoas. Ser a única mulher da equipe foi muito significativo para mim em uma operação tão grande”, comentou.
O tenente coronel Daniel Landim, líder da equipe, destacou a importância da interação com outras corporações durante a missão, que proporcionou uma valiosa troca de experiências e aprendizado. O comandante-geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto, também enfatizou a importância de manter um quadro qualificado e pronto para responder a diversas situações, tanto no Ceará quanto em outros estados.
A atuação desses bravos bombeiros não só demonstrou a capacidade e o preparo da equipe do CBMCE, mas também reforçou a importância da solidariedade e do apoio mútuo entre os estados em momentos de crise.