Elmano de Freitas inicia agenda em busca de investimentos na Holanda

Os compromissos no país europeu têm o objetivo de discutir questões ambientais e climáticas cruciais para o desenvolvimento sustentável da região Nordeste.

Da Redação
14/05/24 • 14h20

O World Hydrogen 2024 Summit, é considerado o maior encontro global sobre hidrogênio e sua cadeia de valor. (Foto: Governo do Ceará)

Nesta segunda-feira (13), o governador Elmano de Freitas iniciou sua agenda oficial em Roterdã, Holanda, como parte da II Missão Internacional do Consórcio Nordeste. O objetivo principal dos compromissos é fortalecer as discussões sobre desenvolvimento sustentável e abordar questões ambientais e climáticas essenciais para o Nordeste do Brasil.

Durante o World Hydrogen 2024 Summit, o maior encontro global sobre hidrogênio, Elmano destacou a importância do evento para a região. “Estou orgulhoso de participar deste encontro. É uma oportunidade para discutir iniciativas como o Fundo Caatinga e posicionar o Nordeste como um polo mundial de transição energética”, afirmou o governador.

Em seu discurso, Elmano enfatizou o compromisso do Ceará com a sustentabilidade. “Nosso estado está comprometido em se tornar mais verde. No evento, visitamos stands de empresas que oferecem soluções inovadoras em hidrogênio verde e tivemos reuniões importantes, como com o CEO do Porto de Roterdã, Boudewijn Siemons, que é fundamental para o projeto do Hub de Hidrogênio Verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém”, detalhou.

O Ceará já assinou 36 Memorandos de Entendimento e seis pré-contratos para projetos de hidrogênio e amônia verde, representando cerca de US$ 10 bilhões em investimentos, ocupando mais de 300 hectares na ZPE Ceará.

Concluindo o dia, o governador se reuniu com executivos da KLM para discutir o retorno das operações da companhia no Ceará, que foram interrompidas durante a pandemia. A KLM operava voos três vezes por semana, conectando Amsterdã a Fortaleza.