Elmano de Freitas avança seis posições em pesquisa de avaliação

O cearense se destaca em meio à queda de outros governadores no ranking da pesquisa Atlas. Apesar da subida, a avaliação negativa também aumentou.

Da Redação
11/08/24 • 21h40

Elmano de Freitas conta com 56% de aprovação e 40% de reprovação. (Foto: Governo do Ceará)

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), avançou seis posições na pesquisa de avaliação dos chefes estaduais do Executivo, mesmo com um aumento no índice de reprovação. Segundo a pesquisa Atlas, divulgada neste sábado (10), Elmano conseguiu esse avanço devido à queda significativa nas avaliações de outros governadores, em pleno ano eleitoral nos municípios brasileiros.

Comparado ao levantamento realizado em dezembro, Elmano praticamente manteve seus índices de aprovação e reprovação. Em dezembro, ele contava com 55% de aprovação e 37% de reprovação, com 8% de indecisos. Em agosto, o governador aparece com 56% de aprovação, 40% de reprovação, e apenas 4% de indecisos.

A maior queda no ranking foi do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), que despencou 18 posições, caindo de 66% para 34% de aprovação. Ele passou de terceiro melhor avaliado para vigésimo primeiro. Por outro lado, Rafael Fonteles (PT), do Piauí, avançou 10 posições, agora ocupando a vice-liderança com 68% de aprovação.

Ronaldo Caiado (UB), de Goiás, manteve a liderança do ranking, com um aumento de três pontos, alcançando 75% de aprovação. Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, sofreu uma queda significativa após as pressões decorrentes das tragédias causadas pelas chuvas, com sua aprovação caindo de 58% para 39%, e a reprovação subindo de 28% para 46%.

Outro destaque da pesquisa é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Embora tenha mantido a décima posição no ranking, ele viu sua reprovação aumentar para 44%, com 77% dos indecisos migrando para uma avaliação negativa.