Convenções aquecem a disputa pela Prefeitura de Fortaleza com a presença de caciques

Lula, Bolsonaro, e Ciro Gomes são esperados nas convenções que definirão os candidatos à prefeitura.
Da Redação
22/07/24 • 14h03
Figuras centrais do antagonismo político brasileiro dos últimos anos, Lula e Bolsonaro devem ser confirmados em Fortaleza, bem como Ciro Gomes. (Fotos: Agência Brasil)

Fortaleza se torna o centro das atenções políticas com a aproximação das convenções partidárias que definirão os candidatos à prefeitura. Os eventos, que acontecem até 5 de agosto, contarão com a presença de figuras de peso no cenário nacional, incluindo o presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Lideranças históricas, além de ministros, parlamentares e governadores também devem marcar presença na Capital nas próximas semanas.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) será um dos primeiros a realizar sua convenção, no próximo domingo (28), confirmando a candidatura à reeleição do atual prefeito José Sarto. Espera-se  que o encontro atraia lideranças da sigla, como o ex-ministro Ciro Gomes e o presidente municipal do PDT e ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, além de nomes nacionais.

Enquanto isso, o União Brasil, com o líder de intenções de voto Capitão Wagner, ainda busca definir a data para oficializar sua candidatura. A legenda tem como meta realizar sua convenção no sábado (27). Enquanto isso, a legenda trabalha na definição do candidato a vice-prefeito.

Os governadores Elmano de Freitas e Tarcísio de Freitas, assim como o ex-prefeito Roberto Cláudio, também devem ser vistos nas convenções. (Fotos: Agencia Brasil e Prefeitura de Fortaleza)

O Partido dos Trabalhadores (PT) também está em processo de ajustar as agendas de cerca de dez partidos que compõem sua base. A expectativa é que a convenção que confirmará Evandro Leitão como candidato ocorra somente no dia 4 de agosto, com a possível presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro Camilo Santana e do governador Elmano de Freitas.

O Partido Social Democrático (PSD) agendou sua convenção para o mesmo sábado (27), com expectativa da presença do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. A especulação gira em torno da deputada estadual Gabriella Aguiar, que pode ser anunciada como vice na chapa petista.

O Partido Liberal (PL), de André Fernandes, também não definiu a data da convenção. O partido articula a presença dos correligionários Jair Bolsonaro, ex-presidente da república; Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo; e Nikolas Ferreira, deputado federal.

No dia 3 de agosto, o senador Eduardo Girão será oficializado como o candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo Novo. Já o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) irá formalizar o nome do sindicalista Zé Batista no sábado (27).

As convenções são cruciais não apenas para confirmar os candidatos, mas também para demonstrar a força e o apoio político que cada um carrega, num momento em que Fortaleza se prepara para uma das eleições mais disputadas dos últimos anos.

Os demais partidos com pré-candidatos na Capital cearense ainda não publicizaram quando irão realizar suas convenções.