Comissão de Ética da Câmara arquiva processo contra André Janones
Sessão foi marcada por discussões e trocas de ofensas entre o deputado governista e parlamentares da oposição.
Da Redação
06/06/24 • 10h45
Em uma sessão marcada por discussões acaloradas, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados arquivou o processo contra o deputado André Janones (Avante-MG) por quebra de decoro parlamentar. O arquivamento foi aprovado por 12 votos contra cinco. Após a decisão, Janones e o deputado Nikolas Ferreira precisaram ser separados por assessores devido a uma briga.
Janones foi acusado pelo PL de cobrar parte do salário de funcionários do gabinete, prática conhecida como “rachadinha”. A denúncia se baseou em uma reportagem do portal Metrópoles. Janones afirmou que o áudio usado na reportagem foi adulterado por um ex-assessor, que, segundo ele, negou a existência da rachadinha quando intimado pela Polícia Federal.
O relator do processo, Guilherme Boulos (PSOL-SP), recomendou o arquivamento com base na isonomia, argumentando que outros casos semelhantes também foram arquivados por serem anteriores à atual legislatura. Ele destacou que o Conselho não deve usar critérios diferentes para julgar os casos.
O deputado Cabo Gilberto Silva (PL-SP) apresentou um relatório separado pedindo a continuação da investigação, alegando que a denúncia só veio a público na atual legislatura. Segundo ele, mesmo sendo um fato anterior, a descoberta recente das provas justifica a continuidade do processo.