Brasil prepara operação de repatriação de cidadãos no Líbano

Decisão foi anunciada em meio a ataques aéreos na região e será realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Da Redação
01/10/24 • 08h00

(Foto: Aziz Taher)

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) será enviado ao Líbano nos próximos dias para repatriar brasileiros, conforme comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores. A operação foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em resposta aos contínuos ataques aéreos israelenses que têm atingido áreas civis em Beirute, no Sul do Líbano e no Vale do Beqaa.

A ação, que está sendo coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, ainda não tem uma data definida, mas será anunciada em breve, após análise das condições de segurança para a realização do voo. A previsão inicial é que a decolagem ocorra no aeroporto de Beirute, que permanece aberto para operações.

De acordo com a nota do Itamaraty, a Embaixada do Brasil no Líbano já está tomando todas as providências para garantir o êxito da operação e está em contato constante com a comunidade brasileira, em estreita colaboração com as autoridades locais.

Na última semana, ataques aéreos israelenses no Líbano resultaram na morte de dois adolescentes brasileiros. Atualmente, o Líbano abriga a maior comunidade brasileira no Oriente Médio, com aproximadamente 21 mil cidadãos brasileiros vivendo no país.