Turismo
Turismo
O Grupo Beach Park, que assumiu a concessão dos píeres da Beira-Mar de Fortaleza com o objetivo de revitalizar e modernizar dois importantes pontos da cidade, já conta com o projeto e o plano operacional do Píer Náutico, ao lado da tradicional Feirinha da Beira-Mar, e o Píer Ideal, conhecido como Espigão Rui Barbosa. Detalhes do projetos foram divulgados pelo site Panrotas nesta sexta-feira (18). O projeto está em fase de licenciamento, com previsão de lançamento para o final de 2025.
A requalificação prevê a criação de novos equipamentos turísticos que valorizem o uso dos espaços, mantendo a circulação de pessoas e oferecendo estruturas que ampliem o conforto, como coberturas para proteção solar e áreas de lazer, incentivando visitas ao longo do dia, inclusive no período da tarde.
Cada píer terá uma proposta específica. O Píer Ideal será dedicado à gastronomia, com restaurantes variados e ambiente no estilo “beach club”. Já o Píer Náutico terá foco em entretenimento, com atrações como um carrossel decorado com imagens de Fortaleza e o brinquedo aquático Drop’n Twist.
O local também contará com uma arquibancada voltada para o pôr-do-sol, além de manter atividades tradicionais como a pesca. Quiosques de alimentação rápida, um palco para apresentações musicais, lojas e espaços de recreação infantil também farão parte da experiência oferecida.
Murilo Pascoal, CEO do Beach Park, reforçou que o acesso será público e gratuito. “A área vai permanecer pública, sem venda de ingressos para acesso e com venda de alimentos e fichas para curtir alguns jogos e brinquedos. É uma área estreita, mas usamos o máximo da criatividade para aproveitar o espaço. A Beira-Mar de Fortaleza está muito legal, eu não conheço outra melhor. Por ali ficam os hotéis, a feirinha que traz muita vida, a pista para correr, tudo isso sem ser grande demais, é muito bom. Vamos cuidar ainda mais do espaço e de forma democrática”.
O projeto arquitetônico e cenográfico trará elementos que remetem à história da cidade, como estruturas metálicas importadas da França, que dialogam com o estilo art déco presente no Mercado dos Pinhões e no Theatro José de Alencar.
Uma homenagem especial será feita ao artista plástico cearense Sérvulo Esmeraldo, falecido em 2017, com a instalação de uma réplica da obra “La Femme Bateu”. A peça original, considerada um ícone da cidade, passou anos em restauração e foi devolvida à Ponte dos Ingleses em junho deste ano.