Economia
Economia
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou queda de 0,5% em outubro, comparado ao mês anterior, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (16) pelo Monitor do PIB, da Fundação Getulio Vargas (FGV). A retração ocorre após uma alta de 0,6% em setembro.
Apesar da variação negativa, a economia apresentou crescimento de 5,4% em relação a outubro de 2023, com um avanço acumulado de 3,4% nos últimos 12 meses.
O desempenho no mês foi puxado principalmente pela retração de 1,9% na agropecuária, que apresentou o resultado mais negativo entre os setores da economia. A indústria, por sua vez, avançou 0,2%, enquanto o setor de serviços manteve-se estável.
Sob a perspectiva da demanda, o consumo das famílias também ficou estável em outubro, ao passo que os investimentos – medidos pela formação bruta de capital fixo – registraram uma queda expressiva de 3,7%. Em contrapartida, o consumo do governo cresceu 1,6%, e as exportações apresentaram leve alta de 0,5%, enquanto as importações caíram 1,8%.
De acordo com a economista da FGV Juliana Trece, a retração registrada em outubro ainda não é motivo de grande preocupação. Segundo ela, o movimento pode ser interpretado como uma compensação após o bom desempenho de setembro. Trece destacou que a economia brasileira permanece aquecida, mas alertou que, caso o mês de novembro também apresente um desempenho negativo, isso poderia sinalizar uma necessidade de maior atenção.