Pesquisar

Economia

Economia

PIB do Ceará cresce 6,49% em 2024 e supera média nacional, aponta Governo

Agropecuária e indústria impulsionaram resultado, que é o melhor crescimento do estado desde 2010.
A indústria cearense teve crescimento de 10,65% em 2024. (Foto: Nívia Uchoa)

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará registrou um crescimento de 6,49% em 2024, desempenho quase o dobro da média nacional, que foi de 3,4%. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (26) pelo governador Elmano de Freitas, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais. Segundo o governador, esse foi o melhor desempenho da economia estadual desde 2010 e o quarto melhor desde 2003.

Entre os setores que compõem o PIB, a Agropecuária teve o maior avanço, com 25,16% de crescimento. A Indústria registrou alta de 10,65%, enquanto o setor de Serviços, que representa a maior fatia da economia, cresceu 4,28%.

Investimentos públicos e crescimento produtivo

Durante a apresentação dos dados, Elmano destacou que o resultado positivo reflete a expansão da produção em diversos setores e a geração de empregos. “Crescer o PIB é aumentar a produção de tudo o que o Ceará produz. Quando a gente aumenta a produção, significa que a empresa contrata mais pessoas, investe em tecnologia e maquinário”, afirmou.

O governador também apontou que o investimento público estadual alcançou quase R$ 4 bilhões em 2024, o maior valor nominal da história do Ceará. Segundo ele, os recursos foram destinados a obras em estradas, escolas e hospitais, impulsionando o mercado de trabalho.

Nova rota internacional e polo automotivo

O desempenho da economia também foi associado ao fortalecimento do turismo, especialmente com a anúncio da nova rota da companhia Iberia entre Fortaleza e Madri, com início previsto para fevereiro de 2026. “É mais um voo internacional, mais um voo para a Europa”, ressaltou Elmano, ao comentar o impacto da medida no setor de Serviços.

Além disso, o governador destacou a concessão de incentivos fiscais para a instalação do Polo Automotivo do Ceará, localizado no município de Horizonte. A iniciativa foi oficializada em publicação no Diário Oficial da União e deve gerar 9 mil empregos diretos e indiretos, com investimento inicial de R$ 400 milhões. O polo será dedicado à produção de veículos elétricos e híbridos.

Tenho certeza que será um novo momento para a indústria do Ceará. Isso é a garantia que muito em breve teremos veículos sendo produzidos no Ceará”, declarou o governador.

Mais notícias

plugins premium WordPress