Pesquisar

Economia

Economia

PIB do Ceará cresce 2,25% no 3º trimestre e supera média nacional

Com forte impulso da agropecuária, economia cearense tem desempenho superior ao de estados como São Paulo e Bahia no período, aponta Ipece.
PIB Ceará
Os dados, divulgados pelo Ipece, mostram a agropecuária como principal motor do resultado positivo do período. (Foto: Governo do Ceará)

A economia do Ceará demonstrou resiliência e força no terceiro trimestre de 2025, com um crescimento de 2,25% no Produto Interno Bruto (PIB) em comparação com o mesmo período do ano anterior. O desempenho, divulgado nesta quinta-feira (18) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), supera a média nacional, que foi de 1,8%.

No acumulado do ano, o PIB cearense registra uma alta de 2,96%, enquanto a projeção para o fechamento de 2025 é de um crescimento de 3,15%.

Desempenho acima de outras potências

O resultado positivo coloca o Ceará à frente de outras economias importantes do país no mesmo período. O crescimento de 2,25% no terceiro trimestre foi superior ao de São Paulo (0,7%), Bahia (2,18%) e Paraná (1,51%). A tendência se mantém no acumulado do ano, com o Ceará (2,96%) superando os três estados.

Agropecuária lidera crescimento setorial

O principal motor da economia cearense no período foi o setor da Agropecuária, que registrou um crescimento expressivo de 5,30%. O setor de Serviços também teve um desempenho robusto, com alta de 2,39%, bem acima da média nacional de 1,3%. Já a Indústria cearense cresceu 1,14%.

É importante notar que os números são preliminares e indicam uma tendência de curto prazo, podendo ser ajustados posteriormente em conjunto com o IBGE.

Mais notícias