Confirmando o bom desempenho demonstrado nos treinos livres, Oscar Piastri garantiu a pole position do Grande Prêmio do Bahrein, neste sábado (12), com o tempo de 1m29s841. O piloto da McLaren superou George Russell (Mercedes) e Charles Leclerc (Ferrari) na fase decisiva da classificação, e largará pela segunda vez na carreira da posição de honra.
O GP do Bahrein será disputado neste domingo (13), às 12h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da Band Ceará.
Bortoleto eliminado no Q1
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, ficou com a 18ª colocação no grid. Ele até melhorou sua volta em relação ao início do Q1, mas acabou superado nos instantes finais pelas marcas de Verstappen e Tsunoda, ambos da RBR.
A sessão inicial também foi marcada por confusão envolvendo Nico Hulkenberg, cuja volta foi excluída somente durante o Q2. Caso a decisão tivesse ocorrido antes, Alexander Albon teria avançado, o que não aconteceu, e o tailandês larga em 15º.
Q2 tem batida de Ocon e avanço da RBR
O Q2 começou com um acidente do francês Esteban Ocon, que rodou e colidiu na curva 3, provocando bandeira vermelha. Após a retomada, a McLaren voltou a dominar, com Norris e Piastri liderando os tempos. A dupla da RBR, Verstappen e Tsunoda, avançou com voltas tardias.
Q3 confirma McLaren no topo
Na fase decisiva, Piastri foi o primeiro a registrar volta rápida e assumiu a liderança provisória. A disputa ficou intensa no fim, com Antonelli e Hamilton penalizados por limites de pista em suas primeiras tentativas. O novato da Mercedes ainda voltou a marcar tempo, subindo para a primeira posição momentaneamente, mas foi superado por Russell, depois por Leclerc e, por fim, pelo próprio Piastri, que confirmou a pole com autoridade.