Poder
Poder
O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, deve apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF), ainda nesta semana, a primeira denúncia formal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Walter Braga Netto pela suposta tentativa de golpe de Estado, orquestrada em 2022. Segundo interlocutores, Gonet já teria admitido internamente que tomará essa decisão nos próximos dias.
Diante da expectativa de denúncia, Bolsonaro convocou seus apoiadores para uma manifestação em Copacabana, no Rio de Janeiro, no próximo dia 16 de março. Em vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda-feira (17), o ex-presidente anunciou a participação do pastor Silas Malafaia e de outras lideranças. “A nossa pauta: liberdade de expressão, segurança, custo de vida, fora Lula 2026 e anistia já”, declarou Bolsonaro.
O caso envolve investigações sobre reuniões e documentos que indicam articulações para um plano de ruptura institucional durante os últimos meses de seu governo. A possível denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) pode levar Bolsonaro a se tornar réu no STF, aumentando sua fragilidade jurídica e política.