Pesquisar

Ceará

Ceará

PF deflagra operação para combater fraudes bancárias no Ceará

Ação ocorre em quatro estados e investiga grupo criminoso especializado em fraudes financeiras e uso de documentos falsificados.
Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão. (Foto: Divulgação/ PF)

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (14) a Operação Falsioloquium, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso acusado de obter valores indevidos através da abertura de contas bancárias utilizando documentos falsos. A operação foi realizada simultaneamente nos estados do Ceará, Pernambuco, Maranhão e São Paulo.

No âmbito da ação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão, expedidos pela 16ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Juazeiro do Norte. A investigação foi conduzida pela Delegacia de Polícia Federal de Juazeiro do Norte.

As investigações tiveram início em junho deste ano, quando um suspeito foi preso em flagrante ao tentar abrir uma conta bancária na Caixa Econômica Federal em Mauriti, no Ceará, utilizando documentos falsos. Com o avanço das apurações, a PF identificou que o suspeito possuía antecedentes criminais e ligações com uma facção criminosa.

O esquema envolvia fraudes em instituições financeiras em diversas localidades do Ceará, Pernambuco e Paraíba. Além do suspeito detido, outros dois indivíduos, também com passagens pela polícia, foram identificados como integrantes do grupo.

Os integrantes do grupo poderão ser responsabilizados pelos crimes de organização criminosa, falsificação de documentos públicos, uso de documentos falsos, estelionato qualificado e lavagem de dinheiro. As penas previstas para essas práticas podem ultrapassar 20 anos de reclusão, dependendo da gravidade dos crimes atribuídos a cada indivíduo.

Mais notícias

plugins premium WordPress