Pesquisar

Poder

Poder

Fim da escala 6x1: PEC tem assinaturas para avançar na Câmara; veja os cearenses a favor

Mais da metade da bancada do Ceará na Câmara dos Deputados assina a medida que visa reduzir a carga horária semanal para 36 horas.
Após superar o número mínimo de assinaturas, a proposta da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) irá tramitar. (Foto: Zeca Ribeiro/ Câmara dos Deputados)

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala 6×1 no regime trabalhista brasileiro ganhou força nas redes sociais e ultrapassou o número mínimo de assinaturas para tramitação. A proposta, idealizada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) e articulada pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), ultrapassou a marca dos 171 signatários, mínimo previsto para tramitação, e se aproxima de 200 assinaturas, incluindo 14 dos 22 deputados federais cearenses.

A PEC sugere uma redução na carga horária semanal de 44 para 36 horas, sem alterar o limite diário de oito horas ou reduzir os salários. Se aprovada, a medida permitirá a adoção do modelo de quatro dias de trabalho por semana, seguindo exemplos de outros países que têm explorado esse formato para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.

Veja quem são os deputados cearenses que assinaram a proposta:
Luizianne Lins (PT)
José Guimarães (PT)
José Airton Cirilo (PT)
André Figueiredo (PDT)
Idilvan Alencar (PDT)
Eduardo Bismarck (PDT)
Mauro Filho (PDT)
Célio Studart (PSD)
Domingos Neto (PSD)
Moses Rodrigues (União)
Fernanda Pessoa (União)
Dayanny Bittencourt (União)
Danilo Forte (União)
Eunício Oliveira (MDB)

Atualmente, a Constituição Federal prevê uma jornada de trabalho de até oito horas diárias e 44 horas semanais, conforme o artigo 7º. A proposta, além de buscar a redução da carga semanal, também pretende fomentar uma mudança cultural no país, promovendo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, sem prejuízo financeiro aos trabalhadores.

Com as assinaturas necessárias, a PEC será protocolada na Câmara dos Deputados, onde passará pela análise de comissões antes de ser votada em plenário. Caso seja aprovada, representará uma mudança significativa no regime trabalhista brasileiro, impactando milhões de trabalhadores em todo o País.

Mais notícias

plugins premium WordPress