Poder
Poder
Manifestantes foram às ruas neste domingo (21) em 22 capitais brasileiras para protestar contra a PEC da Blindagem e a anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Os atos ocorreram em Salvador, Belo Horizonte, Manaus, Maceió, Natal, Cuiabá, Belém, São Luís, Teresina, Campo Grande, Brasília e João Pessoa pela manhã.
À tarde, os protestos se espalharam para Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Vitória, Fortaleza, Recife, Aracaju, Goiânia, São Paulo e Rio de Janeiro. As manifestações foram convocadas pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, ligadas ao PT e ao PSOL, com apoio de movimentos como o MST e o MTST.
Em Salvador, a cantora Daniela Mercury, o ator Wagner Moura e a atriz Nanda Costa se uniram aos manifestantes. Já em Belo Horizonte, Fernanda Takai, da banda Pato Fu, marcou presença. No Rio de Janeiro, apresentações de Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil foram anunciadas em Copacabana.
Durante o ato em Maceió, a cantora Simone afirmou que “o Brasil não pode dar para bandidos”. Os artistas ajudaram a amplificar as vozes dos protestos contra a PEC da Blindagem e a proposta de anistia ampla, geral e irrestrita.
Os manifestantes exibiram faixas com frases como “sem anistia” e “fora PEC da impunidade”. Em Brasília, o ato partiu do Museu da República até o Congresso Nacional, com um boneco inflável de Jair Bolsonaro retratado de forma crítica.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também foi alvo dos protestos, já que pautou a votação da proposta no plenário. Em várias capitais, cartazes lembravam que a maioria da população é contra a anistia, reforçando a pressão popular.
Em Fortaleza, o ato ocorreu na Praia de Iracema. Em Recife, milhares se reuniram no bairro de Santo Amaro. Em São Paulo, o protesto aconteceu na avenida Paulista, em frente ao Masp. Já em Porto Alegre, manifestantes marcharam até o Monumento ao Expedicionário.