Pesquisar

Ceará

Ceará

PCCE já localizou 56 crianças e adolescentes desaparecidos em Fortaleza em 2025

12ª DHPP reforça ações preventivas, investigações rápidas e uso de tecnologia como o Amber Alerts.
A 12ª DHPP trabalha com ações preventivas para aumentar a eficácia das ações que estreitam a relação entre sociedade e a polícia. (Foto: Polícia Civil)

A 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (12ª DHPP), unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), localizou 56 crianças e adolescentes com vida entre janeiro e abril de 2025 em Fortaleza.

Segundo a delegada Patrícia Aragão, titular da 12ª DHPP, os resultados positivos são fruto da capacitação permanente dos policiais, da adoção de um procedimento operacional padrão e da realização de diligências de campo rápidas. A utilização do Amber Alerts, sistema que promove publicações nas plataformas da Meta (Facebook e Instagram) em um raio de até 160 km do desaparecimento, também auxilia na localização, embora tenha sido usado em apenas um dos 44 casos ocorridos no período.

De acordo com Patrícia Aragão, além das investigações, a delegacia trabalha com ações preventivas, promovendo palestras e orientações que estreitam a relação entre a sociedade e a polícia. A delegada reforça a importância de procurar imediatamente a delegacia ao perceber um desaparecimento, ajudando a desmistificar a ideia de que é necessário aguardar 24 horas para registrar o fato.

Tecnologia e cooperação

O Ceará integra o Projeto de Busca de Pessoas Desaparecidas, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), sendo um dos dois estados brasileiros, além do Distrito Federal, a adotar o Amber Alerts. A tecnologia permite divulgar, nas redes sociais, fotos e informações de crianças e adolescentes desaparecidos, fortalecendo as buscas. O sistema é adotado atualmente por 30 países.

A população também pode comunicar desaparecimentos por meio da Delegacia Eletrônica (Deletron), na aba “Desaparecimento de Pessoa”, enviando o máximo de informações e uma fotografia recente. Além disso, denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp da DHPP: (85) 3257-4807, com garantia de sigilo e anonimato.

Por fim, a 12ª DHPP destaca a importância de, além de comunicar o desaparecimento, informar o encontro da pessoa à polícia. Esse fluxo de dados é essencial para analisar casos e elaborar políticas públicas de prevenção ao desaparecimento.

Mais notícias

plugins premium WordPress