Poder
Poder
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) abriu um inquérito neste domingo (27) para investigar o vereador Inspetor Alberto (PL) por suspeita de maus tratos a animais, após um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais mostrar o parlamentar agredindo um porco. A ação foi confirmada pelo delegado geral da PC-CE, Márcio Gutiérrez, que assegurou a investigação do caso.
No vídeo, Inspetor Alberto aparece segurando o animal pelas orelhas, ameaçando-o verbalmente e utilizando expressões como “Você vai para a panela” e “Vê se aguenta aí, leitão”, antes de soltar o animal. Vestido com uma blusa da Seleção Brasileira de Futebol e um colete com adesivo da campanha do candidato André Fernandes (PL), adversário de Evandro Leitão (PT) na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, o vereador declara que o animal será assado.
A repercussão do vídeo provocou indignação entre organizações e entidades protetoras de animais, além de profissionais de medicina veterinária. Daniel Viana, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará, anunciou que o órgão entrará com uma denúncia-crime formal contra o vereador. “Vamos emitir um laudo de maus tratos para que a polícia possa tomar as providências cabíveis,” declarou Viana, enfatizando o compromisso do Conselho em defender os direitos dos animais.
A Polícia Civil afirmou que “tomará todas as medidas necessárias para apurar possíveis crimes de maus tratos e quaisquer outros delitos relacionados, inclusive no âmbito do meio ambiente,” segundo o delegado Márcio Gutiérrez.
Vereador foi polêmica na semana:
O Inspetor já tinha sido assunto de polêmica na quarta-feira (23), quando, em evento na Barra do Ceará, gravou um vídeo ameaçando o candidato Evandro Leitão. Na filmagem, o vereador do PL afirma “Leitão, filho da p*, tu vai para a churrasqueira. Prepara teu caixão, vagabundo”. O PT acionou a Polícia Civil, que está investigando o caso. No dia seguinte à gravação, Alberto disse que “errou a palavra”, afirmando que a frase certa era “prepara teu carvão”.