Ceará
Ceará
A abertura do Junho Verde em Fortaleza foi marcada neste domingo (1º) por um Passeio Ciclístico Ecológico, que reuniu ciclistas no Parque Rio Branco com destino à Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) em parceria com o projeto Ciclofaixa de Lazer, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
Segundo o titular da Seuma, João Vicente Leitão, o passeio teve como objetivo chamar atenção da população para a importância da preservação ambiental. “Nosso objetivo é conscientizar e divulgar a importância do meio ambiente. Junho é o mês que simboliza esse respeito”, explicou o secretário. Mesmo com as chuvas do início da manhã, o evento teve boa adesão de participantes.
Entre os ciclistas, estava o professor e ativista Daniel Tavares, que pedalou quase 100 km até Pindoretama antes de retornar à capital para participar da ação. “É um pedal com proposta ecológica, um transporte não poluente. Nossa cidade precisa abrir mais espaço para o ciclismo”, afirmou.
A aposentada Jacqueline de Sousa Andrade, participante frequente da Ciclofaixa de Lazer, destacou a importância do evento para reforçar a necessidade de ações sustentáveis. “A bicicleta é um transporte limpo, saudável. A questão ambiental é urgente, e é preciso intensificar o cuidado com o planeta”, comentou.
Durante o mês, a Seuma promoverá uma série de atividades ambientais, como blitz educativa, distribuição de mudas nos terminais de ônibus, Parada Verde, sessões de Cinema Ambiental, mutirões de limpeza em praias e lagoas, oficinas temáticas, como a Bicharada Urbana, e a entrega do certificado Empresa Amiga do Meio Ambiente. A proposta é reunir poder público, setor privado e sociedade civil em torno de um objetivo comum: o respeito ao meio ambiente.
A iniciativa contou com apoio logístico da AMC e a disponibilização gratuita de bicicletas do projeto Bicicletar, na Praça Joaquim Távora.