Ceará
Ceará
A Prefeitura de Fortaleza anunciou que o Passe Livre estudantil será retomado para universitários de instituições privadas a partir da próxima segunda-feira (3). Desde o dia 20 de janeiro, o benefício já estava disponível para estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico. A liberação segue o calendário acadêmico das instituições de ensino.
Em 2024, foram emitidas cerca de 290 mil carteiras estudantis, totalizando quase 22 milhões de passagens gratuitas utilizadas pelo programa. Os estudantes que desejam continuar utilizando o benefício em 2025 precisam solicitar um novo documento, pois a carteira de 2024 será válida apenas até abril de 2025.
Solicitação da carteira de estudante de 2025
Os pedidos para a nova carteira estudantil já podem ser feitos desde 2 de janeiro, de forma on-line, pela plataforma Identidade Estudantil, ou presencialmente, com agendamento no site da Etufor.
Quem tem direito ao Passe Livre Estudantil
O benefício é concedido a todos os estudantes que possuem a carteira de estudante validada pela Etufor, sem distinção de rede pública ou privada e independente do nível de ensino. A gratuidade garante duas passagens diárias em dias úteis e letivos, conforme o calendário acadêmico. Caso o estudante precise de mais passagens, ele pode utilizar a tarifa estudantil reduzida de R$ 1,50 no transporte coletivo.
Locais de atendimento presencial
Para aqueles que optarem pelo atendimento presencial, o agendamento deve ser feito pelo site da Etufor, com atendimento disponível nos seguintes locais:
• Central de Atendimento Terminal Parangaba
•Unidades Vapt Vupt: Centro, Antônio Bezerra, RioMar Fortaleza e Messejana
• Central de Atendimento Shopping RioMar Kennedy
• Terminal Aberto Washington Soares
• Central de Atendimento Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor)
Documentação e processo para alunos novatos e veteranos
•Alunos novatos da rede pública e privada devem solicitar a primeira via da carteira estudantil, enviando a documentação necessária on-line ou presencialmente.
• Alunos veteranos da rede pública terão a carteira solicitada pela própria instituição de ensino.
• Alunos veteranos da rede privada devem pagar a taxa de confecção. O boleto pode ser impresso e pago on-line.
•Alunos que mudaram de escola ou universidade precisam atualizar os dados de matrícula antes de solicitar a nova carteira.
Carteira para bolsistas do Prouni e estudantes de universidades públicas
Os estudantes beneficiados pelo Prouni e aqueles matriculados em universidades públicas devem solicitar a gratuidade do benefício na plataforma Identidade Estudantil ou presencialmente. Os bolsistas do Prouni precisam apresentar declaração de bolsa no ato da solicitação.
Confirmação da matrícula e recebimento da carteira
Após solicitar a carteira, o aluno deve acompanhar o status do pedido pelo site e aguardar a confirmação da matrícula pela instituição de ensino. O documento poderá ser retirado na própria instituição de ensino ou no Diretório Central dos Estudantes (DCE), no caso de universidades.