+ Notícias
+ Notícias
Após 38 dias de internação, o papa Francisco recebeu alta médica neste domingo (23) do Hospital Gemelli, em Roma, onde estava desde 14 de fevereiro para tratar uma pneumonia. Antes de deixar o hospital, o pontífice apareceu na sacada do prédio e saudou os fiéis reunidos no local com um breve agradecimento: “Obrigado a todos!”.
O Papa seguiu do hospital direto para o Vaticano, mas fez uma parada na Basílica de Santa Maria Maior, onde rezou diante do ícone da Salus Popoli Romani, em agradecimento pela recuperação. A imagem é uma das mais veneradas pelo líder da Igreja Católica em momentos importantes de seu pontificado.
Segundo comunicado oficial do Vaticano, a alta médica foi classificada como “alta protegida”, o que indica que o pontífice continuará sob acompanhamento clínico, incluindo fisioterapia respiratória e motora, além de suporte diário com oxigênio.
A equipe médica afirmou que a voz do papa Francisco, de 87 anos, deverá se recuperar gradualmente, como é comum nesses casos. Ele seguirá com agenda reduzida nos próximos dias para garantir o sucesso do tratamento e recuperação plena.
Durante o período de internação, Francisco apresentou melhora constante, embora permanecesse sob atenção especial devido ao histórico de problemas pulmonares. Ainda jovem, o pontífice teve parte de um pulmão removido após um quadro grave de pleurisia, o que torna sua saúde respiratória mais delicada.