+ Notícias
+ Notícias
Internado desde o dia 14 de fevereiro, o papa Francisco enviou, nesta quinta-feira (6), sua primeira mensagem de voz aos fiéis reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano. No áudio, divulgado pelo Vatican News, o pontífice agradeceu as orações e deu uma bênção aos presentes.
“Agradeço de todo coração as orações pela minha saúde feitas na Praça. Os acompanho daqui. Que Deus os abençoe e que a Virgem os proteja. Obrigado”, disse Francisco.
Logo após a mensagem, os fiéis iniciaram uma oração pelo papa, que segue internado no Hospital Gemelli, em Roma, devido a uma forte infecção respiratória.
Estado de saúde do papa
De acordo com o Vaticano, Francisco segue em recuperação e tem conseguido trabalhar enquanto se submete ao tratamento. Nos últimos dias, a equipe médica reduziu a necessidade de suporte ventilatório, passando a utilizar oxigenação apenas durante a noite. Durante o dia, o papa recebe oxigênio por uma pequena mangueira sob o nariz.
Na segunda-feira (3), Francisco apresentou episódios de insuficiência respiratória, o que exigiu o uso de ventilação mecânica não invasiva, uma máscara que auxilia na respiração.
O papa não aparece em público desde sua internação, sendo esta sua maior ausência desde o início de seu pontificado, há 12 anos.