Pesquisar

+ Notícias

+ Notícias

Papa Francisco apresenta melhora e deixa de usar ventilação mecânica

Pontífice segue internado no Hospital Gemelli, em Roma, mas médicos acreditam em recuperação progressiva.
Papa Francisco discursando no Vaticano
O Papa Francisco está internado em Roma há cinco semanas. (Foto: Remo Casilli)

O papa Francisco, de 88 anos, não está mais utilizando ventilação mecânica para auxiliar sua respiração durante a noite, conforme informou o Vaticano nesta quarta-feira (19). Internado há quase cinco semanas no Hospital Gemelli, em Roma, devido a uma infecção respiratória grave, o pontífice segue apresentando melhora clínica.

Estado de saúde

De acordo com o comunicado oficial, “a condição clínica do Santo Padre continua melhorando”. O papa vinha utilizando ventilação mecânica não invasiva para auxiliar na respiração noturna, um procedimento que envolve o uso de uma máscara para empurrar o ar para os pulmões. Esse suporte foi suspenso, mas ele segue recebendo oxigênio por meio de uma pequena mangueira nasal.

Os médicos indicaram que a infecção está sob controle, não há febre e os exames de sangue estão normais. No entanto, o Vaticano ainda não definiu uma data para sua alta, ressaltando que a recuperação é lenta.

Histórico de saúde e recuperação

Francisco tem histórico de problemas pulmonares, tendo perdido parte de um pulmão devido à pleurisia na juventude. Ele está sendo submetido a fisioterapia respiratória para fortalecer os pulmões e fisioterapia motora para auxiliar sua mobilidade, pois usa uma cadeira de rodas nos últimos anos devido a dores nos joelhos e nas costas.

Mais notícias

plugins premium WordPress