Poder
Poder
O prefeito Evandro Leitão e o governador Elmano de Freitas assinaram, nesta terça-feira (8/7), a ordem de serviço para o início das obras de requalificação da Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. A intervenção será realizada em parceria com a CDL Fortaleza e seguirá o projeto dos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, responsáveis pela última grande reforma do local na década de 1990.
A obra está orçada em R$ 8 milhões, sendo R$ 4 milhões provenientes do Governo do Estado. Segundo o prefeito, a execução será em etapa única, com previsão de entrega até novembro deste ano, garantindo que o espaço esteja pronto para receber os festejos do Natal de Luz.
“Nós reconhecemos os pontos que fazem parte do nosso patrimônio histórico. A Praça do Ferreira faz parte da memória afetiva”, afirmou Evandro Leitão. O governador Elmano reforçou: “A praça estará mais bonita, revitalizada e pronta para impulsionar o comércio”.
Durante as obras, o acesso ao comércio local será mantido. O projeto prevê requalificação do piso, travessias elevadas, construção de quiosques, instalação de fontes interativas, banheiros públicos e a restauração da Coluna da Hora. A iluminação seguirá o padrão da nova Beira-Mar.
Segundo o arquiteto Fausto Nilo, o objetivo é devolver vitalidade ao Centro: “Este projeto busca reabilitar os aspectos físicos e espaciais da Praça do Ferreira e, com isso, dar novo fôlego à região central”.
O presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante, também destacou os ganhos para o comércio. “Com iluminação mais moderna e novos quiosques, a circulação tende a aumentar. Atualmente, são 190 mil pessoas por dia na praça, número que deve crescer com a reforma”, explicou.
Durante a solenidade, o prefeito ressaltou o trabalho de escuta e acolhimento da população em situação de rua, conduzido pela vice-prefeita Gabriella Aguiar. A abordagem busca encaminhamentos humanizados, como aluguel social, abrigos e clínicas terapêuticas. “Nosso objetivo é levar dignidade a essas pessoas”, afirmou Evandro.
Além da requalificação da praça, a gestão municipal projeta até 2028 a revitalização completa do Centro de Fortaleza, com instalação de Zonas Azuis e criação de um corredor tecnológico entre as avenidas Dom Manuel e Monsenhor Tabosa.