Poder
Poder
O Ceará já tem seu roteiro financeiro traçado para 2026. A Assembleia Legislativa (Alece) aprovou, nesta quinta-feira (18), o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que estima uma receita de R$ 48,05 bilhões para o próximo ano. Desse total, um montante de R$ 5,25 bilhões (cerca de 11%) será destinado a investimentos estratégicos.
O plano, elaborado pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE), aguarda agora a sanção do governador para entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026.
As áreas sociais continuam sendo a maior fatia do orçamento. O governo manterá a política de destinar percentuais acima do que exige a Constituição Federal para Saúde e Educação.
“Essa constância é fruto de uma gestão fiscal responsável e de um planejamento de longo prazo, que garante solidez financeira e capacidade de execução”, destacou o secretário do Planejamento, Alexandre Cialdini. Os recursos extras permitirão, por exemplo, a construção de novas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral e a ampliação de cirurgias eletivas.
Os investimentos estratégicos estão focados em projetos estruturantes para garantir o desenvolvimento do estado. Entre as principais obras previstas estão:
O orçamento também garante a continuidade de programas de combate à pobreza e à fome, como o Ceará Sem Fome, o Cartão Mais Infância e o Vale Gás, além do apoio à estruturação de centros socioeducativos.