Economia
Economia
 
															Com a chegada do final do ano, surgem milhares de oportunidades para autônomos no Ceará. O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine) projeta a abertura de 5.411 vagas para esses profissionais em todo o estado até dezembro de 2025, impulsionadas pelo tradicional aquecimento do mercado de serviços.
O período, marcado pelo pagamento do 13º salário e pelos preparativos para as festas, aumenta a procura por serviços como reformas residenciais, faxinas, e contratação de cozinheiras para eventos. Funções como pedreiro, pintor, eletricista e passadeira estão entre as mais demandadas.
Para conectar a demanda aos profissionais, o IDT/Sine atua como uma ponte. Os interessados podem se cadastrar gratuitamente através do aplicativo “Tem Trabalho” ou presencialmente em uma das unidades do IDT/Sine. O processo inclui uma entrevista e orientação sobre qualidade na prestação de serviços e postura profissional.
Segundo o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, a iniciativa é fundamental para a política de geração de renda do estado. “Nosso compromisso é ser a ponte entre a necessidade do cidadão e o profissional qualificado, garantindo que essas demandas se convertam em renda digna para milhares de famílias cearenses”, destacou. A expectativa é superar os 5.006 serviços intermediados no último trimestre de 2024.