Pesquisar

Ceará

Ceará

"Operação Strike” já prendeu 51 suspeitos de crimes contra provedores de internet

Ação envolve diferentes órgãos de segurança pública e fiscalização.
A 51ª prisão aconteceu na manhã da última terça-feira (15). (Foto: SSPDS)

As Forças de Segurança do Ceará já prenderam 51 pessoas suspeitas de envolvimento em crimes contra provedores de internet no estado. As ações fazem parte da operação “Strike”, conduzida pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com apoio de diversos órgãos estaduais e federais, dentro do programa “Ceará contra o Crime”.

Apreensões e mandados cumpridos

Em três fases da operação, foram cumpridos mandados de prisão, busca e apreensão, além de flagrantes e confiscos de aparelhos eletrônicos. Os crimes investigados incluem extorsão, atividade clandestina de telecomunicações, furto de energia e receptação.

Até o dia 14 de abril, 50 pessoas já haviam sido capturadas. A 51ª prisão ocorreu na manhã de terça-feira (15), quando um homem foi autuado em flagrante por atuar como provedor de internet sem autorização legal. As prisões ocorreram em Fortaleza, na Região Metropolitana, em Caridade e em outros municípios do interior.

Fiscalizações e interdições

Além das prisões, a Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou fiscalizações em regiões afetadas por interrupções de sinal de internet e denunciadas por prática clandestina de telecomunicações.

As ações contam com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Anatel, Enel, Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz) e o Ministério do Trabalho e Emprego. Durante as diligências, provedores foram interditados administrativamente por apresentarem irregularidades.

Canal de denúncias

A população pode colaborar com as investigações por meio do Disque-Denúncia 181, do telefone (85) 3101-0181 (WhatsApp) ou pela plataforma digital e-denúncia, acessando o site: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br.

Mais notícias

plugins premium WordPress