Ceará
Ceará
A semana começou com uma grande operação policial na Grande Fortaleza. Na manhã desta segunda-feira (9), equipes da Polícia Civil e Militar, coordenadas pela Copol/SSPDS, deflagraram uma ofensiva para cumprir mandados de prisão contra acusados de roubos e furtos. A ação faz parte do Programa de Cumprimento de Mandados de Prisão (Procumpri), iniciativa do Governo do Ceará regulamentada no fim de 2025.
As diligências, baseadas em inteligência da Coin e Supesp, miram alvos estratégicos para manter a tendência de queda na criminalidade. O estado vem de um mês histórico: janeiro de 2026 registrou a menor quantidade de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) da série histórica, com redução de 42,3%.
Os primeiros capturados possuem extensas fichas criminais, demonstrando o foco da operação em retirar de circulação criminosos contumazes:
O Procumpri visa dar efetividade às ordens judiciais. Em sua fase experimental no último ano, o programa foi responsável pela captura de 1.935 pessoas, tornando-se uma ferramenta crucial para a redução da impunidade.