Pesquisar

+ Notícias

+ Notícias

ONU revela vínculo entre pobreza risco de ansiedade e depressão

Documento sugere medidas como renda básica universal para reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida.
De acordo com o relatório da ONU, 11% da população global enfrenta algum transtorno mental. (Foto: Marcelo Camargo)

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que pessoas em situação de pobreza têm até três vezes mais probabilidade de desenvolver problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. O estudo intitulado “Economia do Burnout: Pobreza e Saúde Mental” indica que aproximadamente 11% da população global enfrenta algum tipo de transtorno mental.

De acordo com o relator especial da ONU, Olivier De Schutter, essa realidade está intimamente ligada ao modelo de crescimento econômico e à busca constante por riqueza, que impõe às pessoas jornadas de trabalho exaustivas e condições laborais precárias. “Quanto mais desigual é uma sociedade, mais as pessoas da classe média temem cair na pobreza, o que desencadeia estresse, depressão e ansiedade”, explicou De Schutter.

O relatório destaca o impacto das jornadas de trabalho irregulares e o “modelo de disponibilidade 24/7”, no qual trabalhadores de aplicativos e plataformas digitais, por exemplo, ficam sob demanda. Segundo o relator, essas condições geram incerteza sobre horários e volume de trabalho, dificultando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, fatores que agravam o risco de transtornos mentais.

Outro ponto de preocupação é a “ansiedade climática”. Fenômenos como inundações, secas e tempestades, que comprometem a segurança financeira e destroem fontes de renda, provocam intensos quadros de ansiedade e insegurança.

O relatório recomenda que governos adotem políticas para reduzir desigualdades e inseguranças, como a implementação de uma renda básica universal, que garantiria um valor mínimo para que todos possam viver sem a ameaça constante da pobreza. Outras sugestões incluem o apoio à economia social e solidária e uma revisão das condições no ambiente de trabalho.

Mais notícias

plugins premium WordPress