Pesquisar

+ Notícias

+ Notícias

ONU alerta para crise humanitária em Gaza e pede trégua imediata

Situação no norte de Gaza se agrava com escassez de alimentos, água e cuidados médicos.
O número de óbitos em Gaza já passa de 42 mil. (Foto: Mohammed Salem)

O diretor da Agência da ONU para Refugiados Palestinos (UNRWA), Philippe Lazzarini, emitiu um alerta nesta terça-feira (22) sobre a gravidade da situação humanitária no norte da Faixa de Gaza, afirmando que se tornou impossível encontrar comida, água ou assistência médica. Lazzarini exigiu uma trégua imediata na ofensiva israelense para permitir a saída de civis e o acesso de ajuda humanitária. “No norte de Gaza, as pessoas estão apenas à espera da morte”, declarou o representante, enfatizando que “o cheiro da morte está por todo lado” após quase três semanas de bombardeios contínuos por parte de Israel.

Desde o início da ofensiva israelense, em resposta aos ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023, o número de mortos em Gaza já ultrapassa 42 mil, segundo fontes palestinas. O sistema de saúde da região está à beira do colapso, com hospitais sob ataque e falta de suprimentos médicos essenciais. O Hospital Kamal Adwan, no norte de Gaza, foi severamente bombardeado, deixando pacientes e equipes médicas em uma situação desesperadora, conforme relatado pelo diretor da unidade, Hossam Abu Safieh.

A ONU e organizações internacionais pressionam por uma trégua humanitária para evitar mais mortes e permitir a entrada de ajuda. A Casa Branca também cobrou de Israel maiores esforços para facilitar o acesso humanitário, declarando que os progressos até agora são insuficientes.

Mais notícias

plugins premium WordPress