Poder
Poder
A secretária da Proteção Social do Ceará, Onélia Santana, foi indicada pela bancada governista para ocupar a vaga de conselheira no Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). A indicação será formalizada durante sessão da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) nesta quarta-feira (11).
Onélia Santana, esposa do ministro da Educação, Camilo Santana, é a única candidata ao cargo até o momento. Após a indicação, ela será sabatinada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alece. Em seguida, seu nome será submetido à votação no plenário da Casa Legislativa.
Se aprovada, Onélia assumirá a vaga deixada pelo conselheiro Alexandre Figueiredo, falecido em 16 de junho deste ano devido a complicações cardíacas.
A possível nomeação de Onélia Santana tem gerado debates. A Transparência Internacional criticou a indicação, apontando para um possível “aparelhamento” do TCE-CE e destacando a necessidade de reação popular contra práticas patrimonialistas.
Onélia Santana é reconhecida por sua atuação à frente da Secretaria da Proteção Social e por idealizar o programa Mais Infância Ceará. Sua indicação ao TCE-CE é vista por aliados como um reconhecimento de sua trajetória no serviço público.