Pesquisar

Entretenimento

Entreterimento

Gustavo Ramos promove oficina sobre consciência ambiental e arte em Fortaleza

Oficina gratuita na CAIXA Cultural Fortaleza aborda sustentabilidade nas ilustrações para livros.
Gustavo Ramos promove oficina sobre consciência ambiental e arte
O evento conta com certificado e acessibilidade em Libras. (Foto: Divulgação)

Na próxima quinta-feira (17), às 19h, a CAIXA Cultural Fortaleza realiza a oficina virtual gratuita “A Consciência Ambiental nas Ilustrações para Livros”, ministrada por Gustavo Ramos, um dos principais nomes da ilustração contemporânea brasileira. A atividade promove reflexões sobre o papel da arte e da ilustração na sustentabilidade ambiental, com inscrições disponíveis no site da instituição.

Voltada para ilustradores, designers e interessados a partir de 15 anos, a oficina discute como o processo criativo e editorial pode ser mais sustentável. Gustavo Ramos compartilha práticas adotadas no setor editorial que respeitam o meio ambiente e ressalta como autores e ilustradores têm abordado temas ecológicos em suas produções.

Oficina com Gustavo Ramos une ilustração e consciência ambiental

Para o artista, os livros ilustrados têm um forte potencial educativo. “A arte tem o poder de conectar as pessoas com o mundo ao redor, e os livros ilustrados não são exceção. Nesta oficina, buscaremos refletir sobre como podemos usar a arte e a ilustração para levantar questões ecológicas e incentivar a consciência ambiental em todos os envolvidos no processo editorial, do autor ao leitor”, afirma Ramos.

Além do conteúdo formativo, a oficina conta com certificação para os participantes e será acessível com intérpretes de Libras, garantindo inclusão. A ação integra a programação educativa da exposição “A luz, a Cor, a Palavra – Arte para Livros de Gustavo Ramos”, atualmente em cartaz na CAIXA Cultural Fortaleza.

Gustavo Ramos é destaque da ilustração contemporânea

Gustavo Ramos é natural de Brasília e graduado em Design Gráfico pela UTFPR, com passagem pelo Savannah College of Art and Design, nos Estados Unidos. Com trajetória premiada, conquistou o “Ler é Legal” (2022) e o Prêmio Internacional de Arte Filatélica Asiago (2024), na Itália. No mesmo ano, seus selos “Faróis Brasileiros”, criados para os Correios, receberam menção honrosa na premiação internacional.

A oficina representa uma oportunidade para discutir temas urgentes com um dos ilustradores mais respeitados do Brasil. Mais informações estão disponíveis no site da CAIXA Cultural Fortaleza.

Mais notícias

plugins premium WordPress