Pesquisar

Poder

Poder

Obras do ITA Ceará avançam e campus deve ser entregue no primeiro semestre de 2026

Unidade será a primeira fora de São Paulo e terá foco em energias renováveis e engenharia de sistemas.
O ministro da Educação, Camilo Santana, teve suas obras visitas nesta segunda-feira (9). (Foto: Governo do Ceará)

O novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, o primeiro fora de São Paulo em 75 anos de história da instituição, teve suas obras visitadas nesta segunda-feira pelo governador Elmano de Freitas, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo prefeito Evandro Leitão. A previsão de conclusão da primeira etapa é para o primeiro semestre de 2026, com investimento de R$ 70,9 milhões.

A visita contou ainda com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; do comandante da Base Aérea de Fortaleza, Leonardo Amorim; e do diretor do ITA Ceará, coronel Tony Gleydson Barbosa Costa. A obra está sendo executada na Base Aérea de Fortaleza, com dois blocos em construção: um de Alojamentos e outro de Engenharia. O bloco de Engenharia está com 50% da estrutura de concreto concluída e o de Alojamentos com 75%, totalizando 21% de execução da primeira fase.

Formação estratégica para o Ceará

Segundo o ministro Camilo Santana, a nova unidade do ITA vai impulsionar pesquisa, tecnologia e inovação no Nordeste. Já o governador Elmano destacou que o projeto será um marco na formação de profissionais de excelência em áreas como Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas, além de incentivar o desenvolvimento de empresas e negócios no estado.

Chagas Vieira, secretário da Casa Civil, reforçou o papel do programa PreparaITA, do Governo do Ceará, que busca preparar estudantes da rede pública estadual para ingressar na instituição. A estimativa é que até 250 trabalhadores estejam atuando diretamente no canteiro de obras na fase mais avançada da construção.

Segunda etapa e expansão da infraestrutura

Além da estrutura em andamento, a segunda etapa da obra prevê reformas de edificações existentes na Base Aérea e a implantação de infraestrutura como vias, rede elétrica e sistemas hidrossanitários. Serão reformados espaços como o prédio administrativo, rancho, bloco de apoio e o grupo de saúde.

Oferta de cursos e processo seletivo

O ITA Ceará terá os cursos de Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energias Renováveis, com previsão futura de pós-graduações e o curso de Bioengenharia. O vestibular 2026 já contempla vagas para o campus de Fortaleza, com inscrições abertas até 13 de julho pelo site vestibular.ita.br.

As primeiras turmas, aprovadas em 2024, serão acolhidas inicialmente em São José dos Campos (SP) e transferidas para Fortaleza após a conclusão das obras. O ITA já é reconhecido pela excelência acadêmica e por formar profissionais que atuam em setores estratégicos do país.

Mais notícias

plugins premium WordPress