Ceará
Ceará
As obras de implantação da Dessal do Ceará, na Praia do Futuro, em Fortaleza, devem começar em outubro deste ano. O cronograma avança após a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) conceder a cessão de uso do terreno, um dos últimos trâmites legais para início da execução.
De acordo com Neuri Freitas, presidente da Cagece, o processo segue dentro do previsto.
“Estamos na reta final para cumprir todas as exigências legais antes do início das obras. Agora, aguardamos a emissão do alvará de construção pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e a autorização para instalação do canteiro de obras, que também depende da aprovação da gestão municipal”, destacou.
Outro marco do projeto foi a emissão da Licença de Instalação pela Semace, em setembro. O documento garante segurança jurídica e considera todas as medidas de preservação ambiental previstas no escopo da planta de dessalinização.
A concessionária Águas de Fortaleza, responsável pela execução, atua em conjunto com a Cagece para atender às exigências legais e ambientais.
A Dessal do Ceará integra as ações de diversificação da matriz hídrica do estado, reduzindo a dependência de chuvas e açudes. O projeto é considerado estratégico diante dos desafios impostos pela seca e pelas mudanças climáticas.
Entre os benefícios estão o abastecimento de água potável garantido, maior resiliência hídrica para Fortaleza e sustentabilidade no uso dos recursos naturais. A planta vai reforçar a infraestrutura hídrica e ampliar a segurança no fornecimento de água para milhões de cearenses.