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Obras de duplicação da BR-116 avançam no Ceará com investimento de R$ 270 milhões

Intervenção no trecho entre Pacajus e Chorozinho visa melhorar segurança viária e impulsionar a economia do estado.
As obras do trecho 1 compreendem um trecho de 22,1 km. (Foto: Helene Santos)

As obras de duplicação da BR-116 seguem avançando no Ceará, com o objetivo de garantir um tráfego mais seguro e fortalecer o desenvolvimento econômico da região. Na quarta-feira (12), o governador Elmano de Freitas realizou uma visita técnica ao lote 1 da obra, que compreende um trecho de 22,1 km entre Pacajus e Timbaúba dos Marinheiros, em Chorozinho, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). 

A duplicação faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e conta com um investimento de R$ 270 milhões. Segundo o governador, a obra é fundamental para melhorar o trânsito de pessoas e mercadorias, além de gerar mais de 300 empregos. “A nossa sugestão no PAC foi ter como uma das prioridades a duplicação da BR-116. Esse primeiro trecho representa geração de empregos, melhoria na logística e no desenvolvimento econômico do estado”, afirmou Elmano de Freitas.

Importância da BR-116

A BR-116 é a maior rodovia do Brasil, atravessando nove estados e ligando as regiões Nordeste, Sudeste e Sul. No Ceará, além de conectar a Região Metropolitana de Fortaleza, a rodovia passa por áreas estratégicas como o Vale do Caju, o Sertão Central, a bacia leiteira do Vale do Jaguaribe e cidades turísticas, impulsionando o transporte de mercadorias e o fluxo de pessoas.

Etapas da duplicação

Os trabalhos incluem a duplicação da rodovia no trecho de Pacajus a Boqueirão do Cesário, em Beberibe, divididos em três lotes:

Lote 1: Pacajus a Timbaúba dos Marinheiros, Chorozinho

Lote 2: Timbaúba dos Marinheiros, em Chorozinho, a Cristais, em Cascavel

Lote 3: Cristais, em Cascavel, a Boqueirão do Cesário, em Beberibe

A primeira fase já foi iniciada, com prazo de conclusão de 36 meses. Os serviços no lote 1 incluem a duplicação da pista com pavimento rígido, restauração da via existente com Whitetopping (camada de concreto sobre o asfalto), além da construção de viadutos no acesso a Pacajus e na travessia de Chorozinho.

Segundo o superintendente do Dnit no Ceará, Will Almeida, os trabalhos já começaram com serviços de limpeza, seguidos da instalação de bueiros e terraplanagem. A expectativa é de que, ainda este ano, mais de 45% da obra seja concluída.

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